KANBUN UECHI
1877-1948
May 5, 1877 – November 25, 1948
May 5, 1877 – November 25, 1948
Alguns acreditam KanbunUechi nasceu em Izumi na península
Motobu, e que ele se mudou para a pequena aldeia de montanha de Takinto menos
três ou quatro anos. No entanto, a evidência indica claramente que os pais de
Kanbun e Kantoku e TsuruUechi, já havia se mudado para Takinto e foi na aldeia
topo da montanha que Kanbun nasceu em 05 de maio de 1877.
KanbunUechi cresceu nesta área, parte de uma família
orgulhosa de Okinawa, tradicional da linhagem bushi (samurai ou shizoku). A
família Uechi cultivados rabanetes daikon e vendeu-os na aldeia no sopé da
montanha. Rabanetes são crescidos ainda há hoje.
De mãos vazias Okinawan artes de
combate (te), kobudo, e as artes samurais eram uma parte cultural da vida rural
em Okinawa, especialmente na península Motobu. Mais organizados artes marciais
estavam sendo ensinados nas áreas do sul, como Naha, Shuri e Tomari. Esses
sistemas foram fortemente influenciados pelas artes marciais da China (bolsas).
Áreas na parte sul da ilha eram uma
distância intransponível para um fazendeiro de Motobu para viajar.
Kanbun aprendeu bojutsu (equipe artes)
de exposição a especialistas Motobu como TaruKise eToyozatoKamato assim como
seu pai, Kantoku. Kanbun muitas vezes ensinou aos jovens de sua área e liderou
manifestações bo que as férias acompanhados e festivais. Um velho mestre das
artes marciais chamado de TobaruToyama incutiu em Kanbun o desejo de prosseguir
o treinamento de artes marciais na China. Toyama tinha visitado China muitas
vezes para estudar as artes marciais e Bojutsu. Embora ele não deixou uma marca
duradoura histórico em Okinawa, Toyama influenciou muitos jovens na península
Motobu, incluindo KanbunUechi.
Interesse Kanbun em karatê e social objeções a servir no
exército japonês provocou sua decisão de deixar Okinawa. Seus pais abandonaram
suas acusações anteriores contra Kanbun que viajam para a China no interesse da
segurança do seu filho e da vida.
Em março de 1897, Kanbun realizou a excursão de dez dias
em todo o Mar da China Oriental para Fuchow Cidade estadia em Fukien Província.
Ele estava acompanhado por Tokusaburo Matsuda, um amigo de Motobu. Os dois
jovens refugiados, que em breve será de vinte anos, eram analfabetos e não
familiarizados com a língua e os modos da China.
KanbunUechi na China
SeikoToyoma
contou esta versão de aceitação do Kanbun na escola Shushiwa de:
Um dia Shushiwa
ficou doente com uma enorme dor de cabeça. Ele não olhou bem para seus alunos
alarmados procurou KanbunUechi e insistiu que ele use o remédio para curar o
seu professor. Kanbun sucesso curado Shushiwa com misturas de ervas. Como
resultado KanbunUechi foi finalmente aceito como discípulo oficial no Templo
Shin Fu Chuan em uma cerimônia secreta chamada Pai Soo.
Como muitos aspirantes a estudantes de
artes marciais nos últimos dias do século 19, primeiros anos do KanbunUechi de
estudos foram muito sobre paciência, sobre artes marciais! Os primeiros três
anos de formação Kanbun foram dedicados apenas para o Sanchinkata. Durante os primeiros dois anos, a formação centrada no
reforço do corpo do aluno através do trabalho duro, bem como a prática de artes
marciais.
Além do treinamento caratê, trabalhou
na agricultura Kanbun no terreno do templo, arrancando-as de rabanete daikon.
Outra tarefa que era realizada a limpeza e descasque dos grãos. Os grãos foram
colocados em uma tigela grande pedra e golpeou várias vezes com as pontas dos
dedos até que as cascas podem ser desintegradas. Com este tipo de trabalho as
pontas dos dedos estavam sendo treinados para artes marciais. Em Okinawa e
China, a força de construção no trabalho diário e treinamento de karatê estavam
intimamente relacionadas.
Na primavera de 1904, mesmo ano em que
começou a guerra entre o Japão ea Rússia, KanbunUechi recebeu o MenkyoKaiden
certificado de nomeá-lo um mestre da Pangainoon Chinês (estilo hard-meia meia
mole). Foi um evento monumental em seus vinte e sete anos de vida. Ele prometeu
a si mesmo para se tornar proficientes nas artes marciais da China ou nunca
mais voltar à sua terra natal.
Kanbun tornou-se assistente Shushiwa,
continuando seu treinamento em artes marciais e aulas de literatura chinesa e
da medicina por mais três anos. Kanbunsenti uma forte obrigação de executar e
ensinar Pangainoon precisamente como Shushiwa lhe ensinou. Ele era diligente
sobre todos os aspectos de seu ensino.
Kanbun tinha aprendido muito sobre a
língua e fitoterapia por esse tempo. O conhecimento do crescimento, preparação
e administração de fitoterapia passou de mão em mão com o ensino das artes
marciais. Um professor era
esperado para curar seus alunos quando
eles foram feridos durante o treinamento.
Aos trinta anos de idade, Kanbun abriu
seu próprio dojo, o PangainoonKempoSho (Instituto de Artes Marciais) no início
de 1907. Ele escolheu uma cidade que gostava chamado Nansei não cho (Nansoe),
cerca de 250 quilômetros a sudoeste de Fuchow.
KanbunUechi era um homem caloroso,
afetuoso coração que estava bem como por seus alunos. Sua feroz capacidade de
artes marciais foi secundário ao seu comportamento, fácil simpático. Apesar de
agora ensinar em seu próprio dojo, Kanbun continuou sua instrução através de
visitas semestrais para Shushiwa para continuar seu treinamento dedicado.
KanbunUechi, apesar dos pedidos de seus alunos e Shushiwa
de permanecer, fechou seu dojo em 1910 e deixou a China para sempre. Durante os
seus treze anos na China, Kanbun aprendeu três kata. Eles foram Sanchin, Seisa n, e Sanseiryu.Kanbun chamado o terceiro kataSandairyu.
Kanbun também aprendeu vários métodos
de condicionamento corporal chinesa.
KanbunUechi volta em Okinawa
Depois de ter satisfeito seu objetivo
de aprender artes marciais chinesas, Kanbun voltou à sua terra de Okinawa. Não
muito tempo depois de chegar de volta, KanbunUechi começou a receber pedidos
para demonstrar seus formidáveis e notáveis habilidades em artes marciais.
Ele também era freqüentemente convidado a ensinar tanto formal como
informalmente. A constante pressão para ensinar o caratê fez a vida difícil
para KanbunUechi, que procurou apenas reclusão.
Eventualmente, a pressão para ensinar
tornou-se tão intensa que Kanbun tinha que agir. Naquela época, Okinawa estava
passando por dificuldade econômica séria. A pressão para ensinar e do clima
severo econômico combinado para ajudá-lo a tomar uma decisão difícil.
Kanbun novamente deixou sua terra
natal. Ele seguiu o exemplo de muitas pessoas de Okinawa à procura de emprego
durante este tempo e aos quarenta e sete anos de idade decidiu viajar para a
região industrializada Kansai (Osaka e Kobe), Japão.
KanbunUechi em Wakayama, no Japão
Kanbun acabou viajando para o emprego
Wakayama e protegido em uma fábrica têxtil, o HinomaruSangyoKaishaKabushki. O
moinho grande, feita de cerâmica vermelha chamada Akarenga, produzido tecido
boseki usado na roupa japonesa. A fábrica operou vinte e quatro horas por dia.
Em abril de 1925, terminou a sua proibição Kanbun 15 anos
sobre o ensino de artes marciais e abriu sua primeira escola no Japão. Foi
neste ponto que Uechiryu, ensinou como Pangainoon, nasceu. Kanbun usou os
alojamentos (taku) da empresa (kai-sha) compostos para esta finalidade,
nomeando-o Shataku (bairros da empresa) dojo. "Dojo" é o nome de uma
escola de karatê. As palavras literalmente traduzido para "lugar
caminho" e representam o lugar onde o caminho do karate é ensinado.
Kanbun intencionalmente limitado o número de alunos que
ele ensinou. Os novos alunos teve de ser recomendado por um dos membros
originais. Esse membro garantido o caráter moral eo comportamento do candidato
que recomendado. Todos os futuros alunos foram cuidadosamente selecionados e
analisados por Kanbun. Todos os alunos foram proibidos de exibir suas artes
marciais fora do dojo. Todo o treinamento foi conduzido secretamente por trás
de portas fechadas e persianas.
Em março de 1932, KanbunUechi, aos cinquenta e quatro
anos de idade, mudou o local de seu dojo. Ele abriu a
Pangainoon-RyuKarate-jutsuKenkyu-jo na seção Tebira de Wakayama. O novo dojo,
localizado na Showa Dori (rua), menos de dois quilômetros do ex-Shatakudojo,
foi dedicada ao treinamento formalizado e desenvolvimento pessoal.
GichinFunakoshi, que é geralmente creditado como sendo o
punho de Okinawa para abrir um dojo no Japão, abriu sua MeiseiJujudojo em
Koishigawa, Tóquio, dois anos depois, em 1934. A atmosfera clandestina do
dojoShataku foi deixado para trás eo novo dojo foi aberto ao público. Kanbun
continuou a selecionar estudantes potenciais. Só as pessoas de uma natureza
desequilibrada ou enganoso foram excluídos. A inscrição de estudantes cresceu e
Kanbun logo largou o emprego na fábrica boseki.
Devido a postar contenda guerra no
Japão, Kanbun decidiu voltar para Okinawa. Em outubro de 1946, KanbunUechi,
acompanhados por estudantes Seiryo, Tsuru, e SeiyuShinjo, ToyamaSeiko e alguns
outros, voltou a Okinawa juntos. Vários outros mais tarde voltou separadamente
e se estabeleceram na porção norte de Okinawa.
Kanbun deixou o dojoTebira no cuidado de RyuyuTomoyose.
Em janeiro de 1948, KanbunUechi ficou
doente com nefrite que lutou durante onze meses. Kanbun, 71 anos, morreu no
Ie-jema Ilha em 25 de novembro de
1948. A família Shinjo eram os únicos
presentes quando Kanbun morreu.
KanbunUechi foi
descrita por muitas pessoas que o conheceram como um homem amável, gentil e
calmo no dia-a-dia, mas um instrutor feroz, intenso e rigoroso de Pangainoonryu.
Sua vida era tão único e memorável como outros pais de karate, assim como sua
influência.
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