terça-feira, 5 de janeiro de 2016

KANBUN UECHI 1877-1948



KANBUN UECHI
1877-1948
May 5, 1877 – November 25, 1948
 
Alguns acreditam KanbunUechi nasceu em Izumi na península Motobu, e que ele se mudou para a pequena aldeia de montanha de Takinto menos três ou quatro anos. No entanto, a evidência indica claramente que os pais de Kanbun e Kantoku e TsuruUechi, já havia se mudado para Takinto e foi na aldeia topo da montanha que Kanbun nasceu em 05 de maio de 1877.
KanbunUechi cresceu nesta área, parte de uma família orgulhosa de Okinawa, tradicional da linhagem bushi (samurai ou shizoku). A família Uechi cultivados rabanetes daikon e vendeu-os na aldeia no sopé da montanha. Rabanetes são crescidos ainda há hoje.
De mãos vazias Okinawan artes de combate (te), kobudo, e as artes samurais eram uma parte cultural da vida rural em Okinawa, especialmente na península Motobu. Mais organizados artes marciais estavam sendo ensinados nas áreas do sul, como Naha, Shuri e Tomari. Esses sistemas foram fortemente influenciados pelas artes marciais da China (bolsas).
Áreas na parte sul da ilha eram uma distância intransponível para um fazendeiro de Motobu para viajar.
Kanbun aprendeu bojutsu (equipe artes) de exposição a especialistas Motobu como TaruKise eToyozatoKamato assim como seu pai, Kantoku. Kanbun muitas vezes ensinou aos jovens de sua área e liderou manifestações bo que as férias acompanhados e festivais. Um velho mestre das artes marciais chamado de TobaruToyama incutiu em Kanbun o desejo de prosseguir o treinamento de artes marciais na China. Toyama tinha visitado China muitas vezes para estudar as artes marciais e Bojutsu. Embora ele não deixou uma marca duradoura histórico em Okinawa, Toyama influenciou muitos jovens na península Motobu, incluindo KanbunUechi.
Interesse Kanbun em karatê e social objeções a servir no exército japonês provocou sua decisão de deixar Okinawa. Seus pais abandonaram suas acusações anteriores contra Kanbun que viajam para a China no interesse da segurança do seu filho e da vida.
Em março de 1897, Kanbun realizou a excursão de dez dias em todo o Mar da China Oriental para Fuchow Cidade estadia em Fukien Província. Ele estava acompanhado por Tokusaburo Matsuda, um amigo de Motobu. Os dois jovens refugiados, que em breve será de vinte anos, eram analfabetos e não familiarizados com a língua e os modos da China.

 

KanbunUechi na China


SeikoToyoma contou esta versão de aceitação do Kanbun na escola Shushiwa de:
Um dia Shushiwa ficou doente com uma enorme dor de cabeça. Ele não olhou bem para seus alunos alarmados procurou KanbunUechi e insistiu que ele use o remédio para curar o seu professor. Kanbun sucesso curado Shushiwa com misturas de ervas. Como resultado KanbunUechi foi finalmente aceito como discípulo oficial no Templo Shin Fu Chuan em uma cerimônia secreta chamada Pai Soo.
Como muitos aspirantes a estudantes de artes marciais nos últimos dias do século 19, primeiros anos do KanbunUechi de estudos foram muito sobre paciência, sobre artes marciais! Os primeiros três anos de formação Kanbun foram dedicados apenas para o Sanchinkata. Durante os primeiros dois anos, a formação centrada no reforço do corpo do aluno através do trabalho duro, bem como a prática de artes marciais.
Além do treinamento caratê, trabalhou na agricultura Kanbun no terreno do templo, arrancando-as de rabanete daikon. Outra tarefa que era realizada a limpeza e descasque dos grãos. Os grãos foram colocados em uma tigela grande pedra e golpeou várias vezes com as pontas dos dedos até que as cascas podem ser desintegradas. Com este tipo de trabalho as pontas dos dedos estavam sendo treinados para artes marciais. Em Okinawa e China, a força de construção no trabalho diário e treinamento de karatê estavam intimamente relacionadas.
Na primavera de 1904, mesmo ano em que começou a guerra entre o Japão ea Rússia, KanbunUechi recebeu o MenkyoKaiden certificado de nomeá-lo um mestre da Pangainoon Chinês (estilo hard-meia meia mole). Foi um evento monumental em seus vinte e sete anos de vida. Ele prometeu a si mesmo para se tornar proficientes nas artes marciais da China ou nunca mais voltar à sua terra natal.
Kanbun tornou-se assistente Shushiwa, continuando seu treinamento em artes marciais e aulas de literatura chinesa e da medicina por mais três anos. Kanbunsenti uma forte obrigação de executar e ensinar Pangainoon precisamente como Shushiwa lhe ensinou. Ele era diligente sobre todos os aspectos de seu ensino.
Kanbun tinha aprendido muito sobre a língua e fitoterapia por esse tempo. O conhecimento do crescimento, preparação e administração de fitoterapia passou de mão em mão com o ensino das artes marciais. Um professor era
esperado para curar seus alunos quando eles foram feridos durante o treinamento.
Aos trinta anos de idade, Kanbun abriu seu próprio dojo, o PangainoonKempoSho (Instituto de Artes Marciais) no início de 1907. Ele escolheu uma cidade que gostava chamado Nansei não cho (Nansoe), cerca de 250 quilômetros a sudoeste de Fuchow.
KanbunUechi era um homem caloroso, afetuoso coração que estava bem como por seus alunos. Sua feroz capacidade de artes marciais foi secundário ao seu comportamento, fácil simpático. Apesar de agora ensinar em seu próprio dojo, Kanbun continuou sua instrução através de visitas semestrais para Shushiwa para continuar seu treinamento dedicado.
KanbunUechi, apesar dos pedidos de seus alunos e Shushiwa de permanecer, fechou seu dojo em 1910 e deixou a China para sempre. Durante os seus treze anos na China, Kanbun aprendeu três kata. Eles foram Sanchin, Seisa n, e Sanseiryu.Kanbun chamado o terceiro kataSandairyu.
Kanbun também aprendeu vários métodos de condicionamento corporal chinesa.

KanbunUechi volta em Okinawa


Depois de ter satisfeito seu objetivo de aprender artes marciais chinesas, Kanbun voltou à sua terra de Okinawa. Não muito tempo depois de chegar de volta, KanbunUechi começou a receber pedidos para demonstrar seus formidáveis ​​e notáveis ​​habilidades em artes marciais. Ele também era freqüentemente convidado a ensinar tanto formal como informalmente. A constante pressão para ensinar o caratê fez a vida difícil para KanbunUechi, que procurou apenas reclusão.
Eventualmente, a pressão para ensinar tornou-se tão intensa que Kanbun tinha que agir. Naquela época, Okinawa estava passando por dificuldade econômica séria. A pressão para ensinar e do clima severo econômico combinado para ajudá-lo a tomar uma decisão difícil.
Kanbun novamente deixou sua terra natal. Ele seguiu o exemplo de muitas pessoas de Okinawa à procura de emprego durante este tempo e aos quarenta e sete anos de idade decidiu viajar para a região industrializada Kansai (Osaka e Kobe), Japão.

KanbunUechi em Wakayama, no Japão


Kanbun acabou viajando para o emprego Wakayama e protegido em uma fábrica têxtil, o HinomaruSangyoKaishaKabushki. O moinho grande, feita de cerâmica vermelha chamada Akarenga, produzido tecido boseki usado na roupa japonesa. A fábrica operou vinte e quatro horas por dia.
Em abril de 1925, terminou a sua proibição Kanbun 15 anos sobre o ensino de artes marciais e abriu sua primeira escola no Japão. Foi neste ponto que Uechiryu, ensinou como Pangainoon, nasceu. Kanbun usou os alojamentos (taku) da empresa (kai-sha) compostos para esta finalidade, nomeando-o Shataku (bairros da empresa) dojo. "Dojo" é o nome de uma escola de karatê. As palavras literalmente traduzido para "lugar caminho" e representam o lugar onde o caminho do karate é ensinado.
Kanbun intencionalmente limitado o número de alunos que ele ensinou. Os novos alunos teve de ser recomendado por um dos membros originais. Esse membro garantido o caráter moral eo comportamento do candidato que recomendado. Todos os futuros alunos foram cuidadosamente selecionados e analisados ​​por Kanbun. Todos os alunos foram proibidos de exibir suas artes marciais fora do dojo. Todo o treinamento foi conduzido secretamente por trás de portas fechadas e persianas.
Em março de 1932, KanbunUechi, aos cinquenta e quatro anos de idade, mudou o local de seu dojo. Ele abriu a Pangainoon-RyuKarate-jutsuKenkyu-jo na seção Tebira de Wakayama. O novo dojo, localizado na Showa Dori (rua), menos de dois quilômetros do ex-Shatakudojo, foi dedicada ao treinamento formalizado e desenvolvimento pessoal.
GichinFunakoshi, que é geralmente creditado como sendo o punho de Okinawa para abrir um dojo no Japão, abriu sua MeiseiJujudojo em Koishigawa, Tóquio, dois anos depois, em 1934. A atmosfera clandestina do dojoShataku foi deixado para trás eo novo dojo foi aberto ao público. Kanbun continuou a selecionar estudantes potenciais. Só as pessoas de uma natureza desequilibrada ou enganoso foram excluídos. A inscrição de estudantes cresceu e Kanbun logo largou o emprego na fábrica boseki.
Devido a postar contenda guerra no Japão, Kanbun decidiu voltar para Okinawa. Em outubro de 1946, KanbunUechi, acompanhados por estudantes Seiryo, Tsuru, e SeiyuShinjo, ToyamaSeiko e alguns outros, voltou a Okinawa juntos. Vários outros mais tarde voltou separadamente e se estabeleceram na porção norte de Okinawa.
Kanbun deixou o dojoTebira no cuidado de RyuyuTomoyose.
Em janeiro de 1948, KanbunUechi ficou doente com nefrite que lutou durante onze meses. Kanbun, 71 anos, morreu no Ie-jema Ilha em 25 de novembro de
1948. A família Shinjo eram os únicos presentes quando Kanbun morreu.
KanbunUechi foi descrita por muitas pessoas que o conheceram como um homem amável, gentil e calmo no dia-a-dia, mas um instrutor feroz, intenso e rigoroso de Pangainoonryu. Sua vida era tão único e memorável como outros pais de karate, assim como sua influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário