terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Sanchin é o Coração.


  Sanchin é o Coração.
 
Para os praticantes do Uechi-Ryu Karatê-Do, a arma secreta é o Sanchin que é uma arma tão poderosa e efetiva, que os praticantes da Uechi-Ryu confiam ir sempre um pouco mais além. O kataSanchin tem sido descrito como um ato de meditação foi primeiramente desenvolvido pelo monge budista Bodhidharma por volta de 45 D.C. A história conta que o monge viajou da Índia para o templo Shaolim da China para ensinar o budismo, no entanto ele achou que os monges tinham dificuldades na compreensão do estilo indiano budismo, como resultado ele começou a ensinar a forma mais simples do Zen–Budismo, entretanto os exercícios mentais envolvidos também eram dificultosos para os monges compreenderem e no intento de condicionar mentalmente os monges, Bodhidharma desenvolveu um exercício especial baseado em uma série de técnicas de autodefesa, estes exercícios ficaram conhecidos como Sanchin, palavra que traduzida literalmente significa três conflitos. 

Quando executado com alto grau de concentração o Sanchin oferecia a experiência da iluminação.
Várias décadas o Sanchin foi ensinado relativamente sem alterações, e foi incorporando como exercício central de um sistema de Kempo Chinês conhecido como Pan Gai-Noon em 1987, que em Okinawa era chamado Uechi-Ryu.
KanbunUechi viajou para a china no intuito de estudar os três conflitos principais do Kempo Chinês Pan Gai-Noon sob o comando de ChuoTzu-Ho, deixando a china seu curriculum foi incorporado aqueles katas que considerava o melhor: Sanchin, Seisan , e Sanseryu, sendo o Sanchin original da mesma forma que foi ensinado por bodhidharma , tornando a essência do estilo Uechi-Ryu Karatê-Do.
Sendo a essência da Uechi-Ryu não é de se surpreender que o Sanchin–kata é o primeiro exercício formal ensinado aos estudantes do novo sistema, de fato Uechi acreditava que alguém poderia ser mestre em karatê por torna-se eficiente na execução do Sanchin.
Entretanto, o domínio deste simples exercício é bastante complexo e pode demorar dois ou três décadas de estudos assíduos.
Sem os conceitos ensinados no Sanchin todos os outros treinamentos tornaram-se ineficientes, pois a estrutura deles e a força interna são adquiridas no Sanchin. Esta estrutura envolve três conflitos: Homem, Terra e Universo.
A postura Sanchin é formada de estruturas rígidas sendo comparada a uma árvore com raízes profundas, como os galhos, a parte superior do corpo é cheia de vitalidade sendo ainda flexível e dócil.

Cultivar o espírito.

Cultivar o espírito, não só significa formar a alma, como também é aperfeiçoar a capacidade de raciocínio, que permite elevar a si a atitude sobre diversos aspectos. Através da percepção e da essência do karatê se adquire justiça. Através da atitude correta com que se prática a técnica do karatê tende-se a cultivar seu valor. Através de animo e seriedade com que se estuda a filosofia do karatê se avalia a sinceridade. Através da franca reflexão com que se continua a prática do karatê se avalia a bondade. Através do sofrimento, da dor e da paciência com que se prática o karatê, se cultiva o espírito de sacrifício. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário